Cirurgias

catarata

Catarata

A catarata é uma condição ocular em que o cristalino (a lente natural do olho), vai perdendo progressivamente sua transparência, causando visão embaçada ou obscurecida. O diagnóstico é feito por meio de exames oftalmológicos e o tratamento geralmente é cirúrgico, onde o cristalino opaco é substituído por uma lente intraocular translúcida. Ao notar sintomas de catarata é importante procurar uma clínica especializada como a Laser Vision Center para um diagnóstico preciso e para orientar na escolha da lente intraocular mais indicada para suas necessidades e seu estilo de vida.

closslink-cornea

Cross link
de córnea

Cross-link de córnea é um procedimento cirúrgico para evitar a progressão do ceratocone, uma doença que causa afinamento e protusão da córnea, levando a uma visão distorcida e embaçada. O procedimento envolve a aplicação de colírio de riboflavina na córnea, seguida pela exposição à luz ultravioleta. Isso ajuda a fortalecer as fibras da córnea e estabilizar a progressão do ceratocone. Realizados em salas de pequenos procedimentos nos consultórios oftalmológicos ou em centros cirúrgicos ambulatoriais, sob anestesia local, para melhorar a qualidade da visão.

implante-anel

Implante de anel intra estromal com laser de femtosegundo

O uso de lentes de contato rígidas e de lentes esclerais geralmente se faz necessário nos casos onde alterações na superfície da córnea como, ceratocone, degeneração marginal pelúcida, cicatrizes pós transplante de córnea ou pós trauma ocular, começam a comprometer a qualidade de visão da pessoa. Este é um processo em que o oftalmologista, baseado em exames topográficos da superfície corneana, seleciona a lente mais adequada para o formato da córnea do paciente. Durante a adaptação, um profissional de saúde visual avalia o olho do paciente, ensinando o paciente a cuidar e colocar as lentes adequadamente. É uma opção eficaz para muitos pacientes que desejam corrigir sua visão.

remocao

Remoção
de Pterígio

A remoção de pterígio é uma cirurgia para remover uma massa de tecido que cresce na superfície do olho, popularmente conhecida como ¨carne esponjosa¨. A cirurgia pode ser realizada em sala para pequenos procedimentos e envolve a remoção do pterígio. O paciente geralmente precisar de pomadas, de colírios, e de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios para ajudar na cicatrização pós cirúrgica. A remoção de pterígio é indicada em casos em que o pterígio está afetando a visão ou causando desconforto.

auto-transplante-conjutiva

Autotransplante de conjuntiva

O auto-transplante de conjuntiva é uma cirurgia em que uma parte saudável da conjuntiva do paciente é transferida para uma área danificada do olho para ajudar na cicatrização e na regeneração do tecido danificado. É usado frequentemente como coadjuvante nas cirurgias de pterígio para diminuir a chance de recidivas, acelerar o processo de cicatrização e para tratar várias condições oculares, cicatrizes na córnea e outras lesões oculares.

drenagem

Drenagem
de Calázio

É um procedimento cirúrgico simples realizado por um oftalmologista para remover uma pequena protuberância na pálpebra superior ou inferior chamada de calázio. O calázio é uma inflamação das glândulas sebáceas das pálpebras que podem entumecer e ficar doloroso. Durante a drenagem, é feita uma pequena incisão sob anestesia local na parte interior pálpebra para retirar o conteúdo acumulado dentro da glândula acometida sem necessidade de pontos. O procedimento geralmente não requer internação hospitalar.

cirurgia-glaucoma

Cirurgia de glaucoma

O glaucoma é uma doença que ocorre devido ao aumento da pressão ocular. Ele pode se manifestar tanto de forma aguda quanto crônica e caso não seja detectado precocemente pode levar à perda de visão. O diagnóstico é feito por meio de exames oftalmológicos, como a medição da pressão ocular, avaliação do nervo óptico, campo visual e tomografia de coerência ótica. O tratamento inclui o uso de colírios para diminuir a pressão ocular, medicamentos orais, laser ou cirurgia para reduzir a pressão intraocular. Na Laser Vision Center realizamos os exames regulares para detectar a doença nos seus estágios iniciais e o tratamento para evitar sua progressão. Pessoas com histórico familiar, diabéticos, usuários de corticoide e outros grupos de risco devem realizar exames com maior frequência.

Cirurgias a laser:

cirurgia-laser-miopia

Cirurgia
miopia

As cirurgias a laser para miopia e alta miopia são procedimentos refrativos que envolve o uso do Excimer Laser para aplanar a superfície da córnea diminuindo o comprimento axial do olho. A aplicação do Laser pode ser feita tanto na superfície da córnea, tratamento conhecido como PRK, ou mais profundamente tratamento conhecido como LASIK. Isto permite que a luz se focalize corretamente na retina. Para altas miopias, pode ser necessário usar técnicas mais avançadas, como o implante de lente intraocular fácica.

cirurgia-hipermetropia

Cirurgia
Hipermetropia

As cirurgias refrativas a laser para hipermetropia e alta hipermetropia são procedimentos que envolvem o uso de Excimer Laser para aumentar a curvatura da córnea alongando assim o comprimento axial do olho. A aplicação do Laser pode ser feita tanto na superfície da córnea, tratamento conhecido como PRK, ou mais profundamente no tratamento conhecido como LAISK. Isto permite que a luz se focalize corretamente na retina. Para altas hipermetropias, pode ser necessário usar técnicas mais avançadas, como a cirurgia faco refrativa onde o cristalino é retirado por micro incisão e substituído por uma lente intraocular no grau correto para neutralizar a hipermetropia do paciente.

cirurgia-astigmatismo

Cirurgia
Astigmatismo

A cirurgia a laser para astigmatismo é uma opção para corrigir esse problema que ocorre devido a uma diferença de curvaturas da córnea ou do cristalino. O procedimento envolve o uso do Excimer Laser para remodelar a superfície da córnea, permitindo que a luz se focalize corretamente na retina. Para astigmatismos mais elevados, pode ser necessário usar técnicas mais avançadas, como a cirurgia faco refrativa combinada com implante de lente intraocular.

presbiopia

Presbiopia (vista cansada)

A cirurgia refrativa a laser para presbiopia é realizada para atenuar a perda da acomodação visual para perto que geralmente tem início após os quarenta anos. A técnica mais comumente utilizada é a ablação multifocal na superfície da córnea com o Excimer Laser, criando uma córnea com múltiplas zonas focais para melhorar a visão de perto, intermediária e de longe. A monovisão, é outra técnica utilizada em que o olho dominante é ajustado para a visão de longe e o olho não-dominante para a visão de perto. Outra opção é a cirurgia faco refrativa onde o cristalino é retirado por microincisão e substituído por uma lente intraocular multifocal.

capsulotomia

Capsulotomia e Iridotomia com YAG Laser

A capsulotomia com YAG laser é usada para tratar opacidades na cápsula posterior do cristalino que pode ocorrer meses ou anos após cirurgia de catarata, enquanto a iridectomia é usada para tratar o glaucoma de ângulo fechado. Ambos os procedimentos envolvem o uso de um laser YAG para criar aberturas precisas nos tecidos oculares. Esses procedimentos são geralmente realizados de forma rápida e eficaz usando colírio anestésico e normalmente não requerem preparação especial ou tempo de recuperação prolongado.